Nível de atividade física e índices antropométricos de hipertensos e-ou diabéticos de uma cidade do brasil Report as inadecuate




Nível de atividade física e índices antropométricos de hipertensos e-ou diabéticos de uma cidade do brasil - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.



Objetivo O presente estudo tem como objetivo avaliar o nível de atividade física e os índices antropométricos de hipertensos e diabéticos do programa Hiperdia da cidade de Inhumas, Goiás - Brasil. Metodologia Trata-se de um estudo descritivo de caráter exploratório, realizado com 80 indivíduos de 4 Programas Saúde da Família PSF de 4 regiões da cidade. Após o convite e inserção dos indivíduos no estudo, os mesmos foram submetidos a um bre­ve anamnese, questionário internacional de atividade física – IPAQ-curto e avaliação antropométrica, com medida de peso, estatura, calculo do índice de massa corporal IMC, circunferência de cintura, quadril e cálculo do Índice cintura-quadril ICQ. A análise dos dados ocorreu com o teste de Kolgomorov Smirnov, utilização de média, desvio padrão, freqüência absoluta e percentual. Resultados Foi observado que 65 % dos indivíduos foram classificados com excesso de peso pela análise do IMC, apenas 1 individuo foi classificado com baixo risco, onde todos os demais apresentaram risco moderado a muito alto. Em relação à atividade fí­sica 11,25 % foram classificados como sedentários e 63,75 % ativos ou muitos ativos. Conclusão Em relação aos índices antropométricos, é necessário maior atenção, vis­to que estes dados podem gerar possíveis agravos a saúde dos avaliados. Embora o nível de atividade física no geral seja de ativos, estratégias de promoção de atividades físicas e nutrição saudável podem ser implementadas-intensificadas, visto que estes contribuirão diretamente na melhora dos índices antropométricos encontrados.

Tipo de documento: Artículo - Article

Palabras clave: Diabetes mellitus, atividade motora, antropometria fonte: DeCS, BIREME.





Source: http://www.bdigital.unal.edu.co


Teaser



Rev.
salud pública.
14 (3): 427-435, 2012 Nível de atividade física e índices antropométricos de hipertensos e-ou diabéticos de uma cidade do Brasil Physical activity level and anthropometric data regarding hypertensive and- or diabetic people in a Brazilian city Raphael Martins Cunha1, Clara Odete da Silva Souza2, Juliana Ferreira da Silva2 e Maria Aparecida da Silva2 1 Laboratório de Fisiologia do Exercício.
Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia de Goiás- Universidade Estadual de Goiás.
Goiás, Brasil.
prof.raphaelcunha@gmail.com 2 Centro de Educação Superior de Inhumas.
Brasil claraodete13@hotmail.com, julianaferreira90@ hotmail.com, cidocasampaio@hotmail.com Recebido 24 Febrão 2012-Enviado para Modificação 1 Abril 2012-Aprovado 12 Junho 2012 RESUMO Objetivo O presente estudo tem como objetivo avaliar o nível de atividade física e os índices antropométricos de hipertensos e diabéticos do programa Hiperdia da cidade de Inhumas, Goiás - Brasil. Metodologia Trata-se de um estudo descritivo de caráter exploratório, realizado com 80 indivíduos de 4 Programas Saúde da Família (PSF) de 4 regiões da cidade.
Após o convite e inserção dos indivíduos no estudo, os mesmos foram submetidos a um breve anamnese, questionário internacional de atividade física – IPAQ-curto e avaliação antropométrica, com medida de peso, estatura, calculo do índice de massa corporal (IMC), circunferência de cintura, quadril e cálculo do Índice cintura-quadril (ICQ).
A análise dos dados ocorreu com o teste de Kolgomorov Smirnov, utilização de média, desvio padrão, freqüência absoluta e percentual. Resultados Foi observado que 65 % dos indivíduos foram classificados com excesso de peso pela análise do IMC, apenas 1 individuo foi classificado com baixo risco, onde todos os demais apresentaram risco moderado a muito alto.
Em relação à atividade física 11,25 % foram classificados como sedentários e 63,75 % ativos ou muitos ativos...






Related documents