Usos do território e poder do atraso em barcarena (pará) Report as inadecuate




Usos do território e poder do atraso em barcarena (pará) - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.



Abordamos aqui os usos do território e o poder do atraso em Barcarena, estado do Pará, a partir da década de 1980, momento de implantação do sistema de engenharia produtor de alumínio primário da Albrás-Alunorte. O objetivo deste artigo é expor como na dinâmica territorial barcarenense, modernização e atraso se reproduzem dialeticamente. O texto é composto de duas partes centrais, além da introdução e conclusão. Na primeira parte expomos dados acerca do crescimento das finanças públicas municipais a partir da implantação do grande projeto da Albrás-Alunorte. Na segunda parte, focalizamos na alocação de tais recursos pela gestão pública municipal ações políticas típicas do poder do atraso. Para tanto, analisamos as respostas do poder público às demandas da população, isto é, o clientelismo político e o planejamento tradicional norteador do Plano Plurianual 2002-2005 e 2006-2009.

Tipo de documento: Artículo - Article

Información adicional: Cuadernos de Geografía está bajo una Licencia Creative Commons 2.5 Colombia atribución-no comercial-sin obras derivadas.

Palabras clave: Geografía, políticas públicas, poder do atraso, políticas públicas, território





Source: http://www.bdigital.unal.edu.co


Teaser



Usos do território e poder do atraso em Barcarena (Pará) Usos del territorio y el poder del atraso en Barcarena (Pará) The Uses of Territory and the Power of Backwardness in Barcarena (Pará) João Santos Nahum* Universidade Federal do Pará-Belém, Brasil Resumo Resumen Abstract Abordamos aqui os usos do território e o poder do atraso em Barcarena, estado do Pará, a partir da década de 1980, momento de implantação do sistema de engenharia produtor de alumínio primário da Albrás-Alunorte.
O objetivo deste artigo é expor como na dinâmica territorial barcarenense, modernização e atraso se reproduzem dialeticamente. O texto é composto de duas partes centrais, além da introdução e conclusão. Na primeira parte expomos dados acerca do crescimento das finanças públicas municipais a partir da implantação do grande projeto da Albrás-Alunorte. Na segunda parte, focalizamos na alocação de tais recursos pela gestão pública municipal ações políticas típicas do poder do atraso.
Para tanto, analisamos as respostas do poder público às demandas da população, isto é, o clientelismo político e o planejamento tradicional norteador do Plano Plurianual 2002-2005 e 2006-2009. El artículo aborda el uso del territorio y el poder del atraso en Barcarena, estado de Pará, desde 1980, momento de la implantación del sistema de ingeniería de producción de aluminio primario de la empresa Albrás-Alunorte, reproduciendo dialécticamente la modernización y el atraso.
En la primera parte se exponen datos relacionados con el crecimiento de las finanzas públicas municipales desde la implantación del gran proyecto de Albrás-Alunorte.
En la segunda, se focaliza la distribución de estos recursos por la gestión pública municipal en acciones políticas típicas del poder del atraso.
Para esto, se analizan las respuestas del poder público a las demandas de la población, esto es, el clientelismo político y la planificación tradicional, orientadores ...






Related documents