As instituições de pesquisa independentes e a questão democrática Report as inadecuate




As instituições de pesquisa independentes e a questão democrática - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Gabriel Cohn ;Lua Nova 2007, 71

Author: José Arthur Giannotti

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Lua Nova ISSN: 0102-6445 luanova@cedec.org.br Centro de Estudos de Cultura Contemporânea Brasil Giannotti, José Arthur; Cohn, Gabriel As instituições de pesquisa independentes e a questão democrática Lua Nova, núm.
71, 2007, pp.
229-250 Centro de Estudos de Cultura Contemporânea São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=67307107 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto AS INSTITUIÇÕES DE PESQUISA INDEPENDENTES E A QUESTÃO DEMOCRÁTICA* José Arthur Giannotti e Gabriel Cohn Tullo Vigevani: Não se trata aqui de um grande debate sobre temas gerais ou intelectuais ou sobre a política contemporânea, mas de uma discussão sobre as instituições de pesquisa independentes e a luta pela democracia no Brasil.
A idéia de convidar o professor [José Arthur] Giannotti obviamente é muito fácil de entender pelo papel que ele teve na construção e no desenvolvimento do Cebrap; o prof.
Gabriel Cohn, exatamente pela razão paralela a essa: pelo papel que desempenhou no período de fundação e que vem desempenhando até hoje no desenvolvimento do Cedec.
Trata-se de uma reflexão necessária porque, olhando do ponto de vista do Cedec, temos problemas de identidade, de crise, de perspectivas.
Quando essas instituições foram criadas – o Cebrap, em 1969, e o Cedec (que está comemorando agora 30 anos) em 1976 –, atravessava-se um período da história brasileira extremamente diferente do atual, quando se * Seminário realizado no Cedec, 26.05.2006. Lua Nova, São Paulo, 71: 229-250, 2007 As instituições de pesquisa independentes e a questão democrática modificou a institucionalidade da vida intelectual e também da vida política brasileira – profundamente desde 1969, mas diri...





Related documents