Sobre as origens e o desenvolvimento do estado moderno no ocidente Report as inadecuate




Sobre as origens e o desenvolvimento do estado moderno no ocidente - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Lua Nova 2007, 71

Author: Modesto Florenzano

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Lua Nova ISSN: 0102-6445 luanova@cedec.org.br Centro de Estudos de Cultura Contemporânea Brasil Florenzano, Modesto Sobre as origens e o desenvolvimento do Estado moderno no Ocidente Lua Nova, núm.
71, 2007, pp.
11-39 Centro de Estudos de Cultura Contemporânea São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=67307102 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Modesto Florenzano SOBRE AS ORIGENS E O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO MODERNO NO OCIDENTE* Modesto Florenzano I Na Introdução à sua A ética protestante e o espírito do capitalismo, Max Weber também incluiu o Estado ao lado do capitalismo e daqueles fenômenos culturais, que, por serem encontradiços em outros espaços e tempos, não podem ser considerados como uma criação exclusiva da Civilização Ocidental. Mas Weber procurou justamente demonstrar que somente na Civilização Ocidental teve lugar o desenvolvimento de um capitalismo racional, de fenômenos culturais dotados de “universal[idade] em seu valor e significado”, e o desenvolvimento de um Estado como uma “entidade política, com uma ‘Constituição’ racionalmente redigida, um Direito racionalmente ordenado, e uma administração orientada por regras racionais, as leis, e administrado por funcionários especializados”1. * Este texto, originalmente intitulado “O Estado moderno: origens, componentes essenciais e evolução”, foi apresentado como prova de erudição no concurso de professor titular de História Moderna, que teve lugar em junho de 2006, na FFLCH-USP. 1 Citações extraídas da edição da Livraria Pioneira Editora, p.
1 e 4. Lua Nova, São Paulo, 71: 11-39, 2007 11 Sobre as origens e o desenvolvimento do Estado moderno no Ocidente 12 Dessa...





Related documents