Dados de tuberculose do estado de são paulo Report as inadecuate




Dados de tuberculose do estado de são paulo - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Revista de Saúde Pública 2007, 41 1

Author: Vera Maria Neder Galesi

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Revista de Saúde Pública ISSN: 0034-8910 revsp@usp.br Universidade de São Paulo Brasil Neder Galesi, Vera Maria Dados de tuberculose do Estado de São Paulo Revista de Saúde Pública, vol.
41, núm.
1, septiembre, 2007 Universidade de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=67240164017 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Rev Saúde Pública 2007;41(Supl.
1):121 Cartas ao Editor | Letters to the Editor Dados de tuberculose do Estado de São Paulo Data on tuberculosis in the state of São Paulo, Brazil São Paulo, 6 de novembro de 2007. Prezados Editores, Parabenizamos os editores desta conceituada revista por dedicarem este suplemento à tuberculose, doença que, como se sabe, tem relevância nacional e internacional como problema de saúde pública. Sabendo que serão analisados e publicados nesta revista dados de tuberculose do Estado de São Paulo, cuja participação no total de casos do país atinge cerca de 20%, cumpre esclarecer alguns pontos relevantes. São Paulo começou a utilizar desde 1996 um sistema para computação dos dados de tuberculose construído em EPI-INFO, chamado EPI-TB. Quando foi implantado o SINAN na vigilância epidemiológica em âmbito nacional, verificou-se que o mesmo não atendia a todas as necessidades deste Estado, uma vez que os indicadores já então utilizados para monitoramento da doença não eram contemplados no SINAN em sua totalidade.
Dados sobre a descoberta de casos e resultados de teste de sensibilidade, por exemplo, não eram coletados pelo SINAN. Acordou-se então com o Ministério da Saúde que a base de dados estadual seria convertida para o SINAN e enviada periodicamente para ser incorporada à base nacional. Ocorre ...





Related documents