Estratégias de controle da tuberculose no brasil: articulação e participação da sociedade civil Report as inadecuate




Estratégias de controle da tuberculose no brasil: articulação e participação da sociedade civil - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Zaïra Machado dos Santos Gomes ;Revista de Saúde Pública 2007, 41 1

Author: Ezio Távora dos Santos Filho

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Revista de Saúde Pública ISSN: 0034-8910 revsp@usp.br Universidade de São Paulo Brasil Távora dos Santos Filho, Ezio; Machado dos Santos Gomes, Zaïra Estratégias de controle da tuberculose no Brasil: articulação e participação da sociedade civil Revista de Saúde Pública, vol.
41, núm.
1, septiembre, 2007, pp.
111-116 Universidade de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=67240164015 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Rev Saúde Pública 2007;41(Supl.
1):111-116 Ezio Távora dos Santos Filho Zaïra Machado dos Santos Gomes Estratégias de controle da tuberculose no Brasil: articulação e participação da sociedade civil Strategies for tuberculosis control in Brazil: networking and civil society participation RESUMO Apesar dos últimos anos não registrarem mudanças significativas nos indicadores da tuberculose no Brasil, há clara modificação no cenário político do enfrentamento dessa doença, no qual se destaca o aparecimento da sociedade civil.
São feitas considerações sobre as condições que contribuíram para o seu aparecimento, tais como a origem, a composição, as ações, os parceiros e as perspectivas da mobilização social.
Em função de iniciativas para o controle da tuberculose no âmbito internacional e de empreendimentos para incentivar a mobilização social nos níveis estaduais e municipais, o governo federal passou a imprimir uma política mais consistente e coerente, passando também a incluir a sociedade civil em suas ações.
Mesmo sendo um ator reconhecido pelo poder público e considerado estratégico para o êxito das ações de controle da tuberculose, a participação comunitária requer incentivos e apoio constante d...





Related documents