Resposta brasileira à tuberculose: contexto, desafios e perspectivas Report as inadecuate




Resposta brasileira à tuberculose: contexto, desafios e perspectivas - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Mauricio Barreto ; Monica Kramer ; Rita de C. Barradas Barata ;Revista de Saúde Pública 2007, 41 1

Author: Laura Rodrigues

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Revista de Saúde Pública ISSN: 0034-8910 revsp@usp.br Universidade de São Paulo Brasil Rodrigues, Laura; Barreto, Mauricio; Kramer, Monica; Barradas Barata, Rita de C. Resposta brasileira à tuberculose: contexto, desafios e perspectivas Revista de Saúde Pública, vol.
41, núm.
1, septiembre, 2007 Universidade de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=67240164001 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Rev Saúde Pública 2007;41(Supl.
1):1-2 Editorial Laura Rodrigues Mauricio Barreto Monica Kramer Rita de C.
Barradas Barata Resposta brasileira à tuberculose: contexto, desafios e perspectivas Editores do Suplemento A tuberculose (TB) afeta a humanidade há pelo menos cerca de 8.000 anos.
Até a metade do século XIX o caráter infecto-contagioso da tuberculose não era reconhecido; a doença era atribuída a diversas causas como a hereditariedade, aos miasmas e a outros determinantes ambientais e sociais.
Em 1882, Robert Koch identificou a Micobacteria tuberculosis, definindo assim a TB como uma doença infecciosa.
Isto permitiu que a florescente pesquisa biomédica iniciasse a busca por vacinas e tratamentos medicamentosos.
A vacina BCG foi, em 1921, usada pela primeira vez em humanos.
Anos mais tarde, em 1944, a estreptomicina foi utilizada com sucesso no tratamento da TB, sendo o primeiro de uma série de medicamentos utilizados na terapêutica anti-TB.
Essas descobertas trouxeram renovadas possibilidades para prevenção e tratamento da TB.
Porém, não se deve esquecer que a mortalidade por esta doença na Europa no século XIX era mais alta do que é hoje na África.
Entretanto, naquele continente, a mortalidade começou a declinar de maneira vertiginosa já ...





Related documents