Prevenção do uso de álcool na atenção primária em municípios do estado de minas gerais Report as inadecuate




Prevenção do uso de álcool na atenção primária em municípios do estado de minas gerais - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Daniela Cristina Belchior Mota ; Isabel Cristina Weiss de Souza ;Revista de Saúde Pública 2009, 43 1

Author: Telmo Mota Ronzani

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Revista de Saúde Pública ISSN: 0034-8910 revsp@usp.br Universidade de São Paulo Brasil Mota Ronzani, Telmo; Belchior Mota, Daniela Cristina; Weiss de Souza, Isabel Cristina Prevenção do uso de álcool na atenção primária em municípios do estado de Minas Gerais Revista de Saúde Pública, vol.
43, núm.
1, agosto, 2009, pp.
51-61 Universidade de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=67240181009 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Rev Saúde Pública 2009;43(Supl.
1):51-61 Telmo Mota RonzaniI Daniela Cristina Belchior MotaII Isabel Cristina Weiss de SouzaIII Prevenção do uso de álcool na atenção primária em municípios do estado de Minas Gerais Alcohol prevention within primary care in municipalities in the state of Minas Gerais, Southeastern Brazil RESUMO OBJETIVO: Avaliar a efetividade da implementação de estratégias de triagem associadas às intervenções breves para prevenção do uso abusivo de álcool na atenção primária à saúde. MÉTODOS: Estudo avaliativo com 113 profissionais e gestores da atenção primária em três municípios da Zona da Mata de Minas Gerais em 2007.
Os profissionais de saúde participaram de uma capacitação para a prática de triagem associada às intervenções breves para prevenção do uso de álcool.
Seis meses após esta capacitação procedeu-se a avaliação de seguimento.
A avaliação qualitativa envolveu observação participante, entrevistas com gestores na pré-capacitação e no seguimento, e grupos focais com profissionais de saúde no seguimento.
Foi aplicada a técnica de análise de conteúdo.
Para avaliação quantitativa foram utilizados os instrumentos: Questionário de Conhecimento Objetivo, Es...





Related documents