Educação em saúde como estratégia para o controle social em saúde bucal Report as inadecuate




Educação em saúde como estratégia para o controle social em saúde bucal - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Mara Lúcia Campos ; Roberto Luiz Evaristo Berndt ;Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada 2006, 6 1

Author: João Luiz Gurgel Calvet da Silveira

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada ISSN: 1519-0501 apesb@terra.com.br Universidade Federal da Paraíba Brasil Gurgel Calvet da Silveira, João Luiz; Campos, Mara Lúcia; Berndt, Roberto Luiz Evaristo Educação em Saúde Como Estratégia Para o Controle Social em Saúde Bucal Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada, vol.
6, núm.
1, janeiro-abril, 2006, pp.
2934 Universidade Federal da Paraíba Paraíba, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=63760106 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto João Luiz Gurgel Calvet da SILVEIRA* Mara Lúcia CAMPOS** Roberto Luiz Evaristo BERNDT*** Educação em saúde; Saúde pública; Promoção de saúde. Health education; Public health; Health promotion. * Doutor em Odontologia Social (UFF-RJ).
Professor do Departamento de Odontologia da FURB-SC. ** Mestre em Atenção Multiprofissional em Saúde (UNIVALE-SC).
Departamento de Odontologia da FURB-SC. INTRODUÇÃO Durante o mês de dezembro de 2003, novamente Brasília foi o palco da 12.ª Conferência Nacional de Saúde que teve como tema “Saúde um direito de todos e dever do estado A Saúde que temos, o SUS que queremos” que está sendo apontada como a mais importante reunião desde a 8.ª Conferência de 1986 que lançou os princípios e bases doutrinárias que se converteram em um verdadeiro aparato jurídico-legal que deu origem ao SUS (Sistema Único de Saúde) a partir de um longo processo histórico de participação da sociedade civil organizada e representantes do Estado. Tal processo nos dá uma idéia da relevância da aproximação do princípio de cidadania nas questões relacionadas à saúde como bem público, de construção permanente, cujo co...





Related documents