Interface da ciência e tecnologia com a área de saúde Report as inadecuate




Interface da ciência e tecnologia com a área de saúde - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Ciência & Saúde Coletiva 2004, 9 2

Author: Wanderley de Souza

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Ciência & Saúde Coletiva ISSN: 1413-8123 cecilia@claves.fiocruz.br Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva Brasil de Souza, Wanderley Interface da ciência e tecnologia com a área de saúde Ciência & Saúde Coletiva, vol.
9, núm.
2, abril-junio, 2004, pp.
274-276 Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=63042999005 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Mortella, C.
et al. 274 do ranking dentre o grupo dos dez países com a população mais velha do planeta.
Em números atuais, 20% da população do mundo industrializado está acima dos 60 anos e a proporção daqueles com mais de 85 está crescendo seis vezes mais rápido do que a população como um todo e 60% deles se torna demente como conseqüência de processos neurodegenerativos.
É também sabido que durante o último ano de vida os custos de saúde são os maiores do sistema e que o número de enfermeiras dedicadas a doentes acamados crescerá de cerca de quatro vezes dentro dos próximos 5 a 20 anos (ver Wick et al., 2000 para revisão).
No Brasil em particular estima-se que o número presente de pacientes idosos dementes está em torno de 450 a 600 mil com cerca de 115 mil hospitalizações associadas à demência por ano; e que vivemos uma transição demográfica com a população de idosos (pessoas com mais de 65 anos) se deslocando dos 7,5% atuais para 15% em 2025 (ver o documento “Saúde do idoso”, publicado na página do Ministério da Saúde), com as infecções respondendo pela segunda causa de morte no mundo (Fauci et al., 2001). Assim, conhecer o impacto das infecções sobre o cérebro em degeneração pode ser estra...





Related documents