Resenhas Report as inadecuate




Resenhas - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Ciência & Saúde Coletiva 2004, 9 1

Author: Maria Cecília de Souza Minayo

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Ciência & Saúde Coletiva ISSN: 1413-8123 cecilia@claves.fiocruz.br Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva Brasil Minayo, Maria Cecília de Souza RESENHAS Ciência & Saúde Coletiva, vol.
9, núm.
1, 2004, pp.
247-249 Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=63013499001 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 24 Romeu Gomes Instituto Fernandes Figueira-Fiocruz David Le Breton, antropólogo francês, é considerado uma importante referência para aqueles que buscam uma discussão na área dos estudos do corpo.
É autor de várias obras que ainda não foram traduzidas para a língua portuguesa.
Esta obra, publicada na França em 1999, nos traz um panorama, no mínimo, inquietador acerca do corpo. Na discussão desse corpo, o autor articula questões contemporâneas relacionadas a: significados construídos socialmente, arte-performance corporal, intervenções da biomedicina, produção farmacológica no cuidar de si, manufatura de crianças, clonagem dos corpos e sexualidade cibernética.
O autor tece uma crítica sobre: biologização dos problemas sociais, eugenia corporal, ideologia da exclusão social baseada na genética, simbiose corpo-máquina e utopia da ultrapassagem da dimensão corporal. Em todo o texto, o corpo é vestido e desnudado para que se possa ter uma compreensão da sua perspectiva como corpo moderno.
Nesse cenário, são focalizados os efeitos dos discursos científicos contemporâneos, em que construções e manipulações corporais diluem a identidade pessoal. O corpo como acessório vai se consolidando na modernidade à medida que a anatomia deixa de ser um destino para da...





Related documents