Sobre as pesquisas, suas conseqüências e interesses Report as inadecuate




Sobre as pesquisas, suas conseqüências e interesses - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Ciência & Saúde Coletiva 2009, 14 2

Author: Paulo Amarante

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Ciência & Saúde Coletiva ISSN: 1413-8123 cecilia@claves.fiocruz.br Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva Brasil Amarante, Paulo Sobre as pesquisas, suas conseqüências e interesses Ciência & Saúde Coletiva, vol.
14, núm.
2, abril, 2009, pp.
362-363 Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=63013532003 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto DEBATEDORES DISCUSSANTS 362 Sobre as pesquisas, suas conseqüências e interesses About research, its consequences and interests Paulo Amarante 1 O artigo “Situação de crianças e adolescentes brasileiros em relação à saúde mental e a violência” aborda um tema de extrema relevância na medida em que crescem os indícios do aumento da violência em praticamente todos os segmentos da sociedade.
Seja pelo avanço do tráfico de drogas, acompanhado pelo tráfico de armas, seja pelo aumento de conflitos bélicos, que afetam a todos, mas, particularmente, crianças e jovens. O artigo realiza uma extensa revisão bibliográfica, de uma seleção não sistemática, de estudos epidemiológicos desenvolvidos em escolas e comunidades brasileiras, relacionando-os também com as pesquisas realizadas em nível internacional. As autoras destacam ainda a escassez da rede de atendimento voltada para os problemas de saúde mental de crianças e adolescentes, assim como a falta de preocupação, entende-se que por parte do Estado e dos profissionais especializados, com a prevenção da doença mental e com a promoção da saúde mental.
Finalizam com a elaboração de algumas questões e perspectivas para o atendimento deste segmento populacional. A bibliografia ...





Related documents