Editorial Report as inadecuate




Editorial - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Joviana Quintes Avanci ; Renata Pires Pesce ;Ciência & Saúde Coletiva 2009, 14 2

Author: Simone Gonçalves de Assis

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Ciência & Saúde Coletiva ISSN: 1413-8123 cecilia@claves.fiocruz.br Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva Brasil Gonçalves de Assis, Simone; Quintes Avanci, Joviana; Pires Pesce, Renata EDITORIAL Ciência & Saúde Coletiva, vol.
14, núm.
2, abril, 2009, p.
346 Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=63013532001 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto EDITORIAL EDITORIAL 346 Crianças e adolescentes com problemas de saúde mental ainda ocupam pouco espaço na literatura científica brasileira.
Todavia, a assistência dos serviços de saúde para atender a essa clientela vem sendo estimulada nos últimos anos, sob diretrizes do Ministério da Saúde, através da implementação de rede de assistência de base comunitária em acordo com as orientações da reforma psiquiátrica que preconiza mudanças dos modelos de atenção e gestão nas práticas de saúde mental. Apesar desse novo redirecionamento, as políticas de saúde mental para infância e adolescência ainda são pouco estruturadas e disseminadas no campo da saúde pública, favorecendo uma rede de cuidados composta por instituições filantrópicas e privadas que ainda vem dominando o atendimento a população infanto-juvenil com problemas emocionais e comportamentais. Atualmente, os Centros de Apoio Psicossocial Infantil – CAPSi – são os equipamentos vinculados ao Sistema Único de Saúde especializados no atendimento de crianças e jovens com transtornos mentais. Além disso, existe um esforço em incorporar os cuidados em saúde mental na rede de atenção básica do país, estimulando práticas preventivas e de promoção da...





Related documents