Arroz, feijão, saúde, educação: política pública de saúde no brasil Report as inadecuate




Arroz, feijão, saúde, educação: política pública de saúde no brasil - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Ciência & Saúde Coletiva 2011, 16 3

Author: Álvaro Matida

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Ciência & Saúde Coletiva ISSN: 1413-8123 cecilia@claves.fiocruz.br Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva Brasil Matida, Álvaro Arroz, feijão, saúde, educação: política Pública de Saúde no Brasil Ciência & Saúde Coletiva, vol.
16, núm.
3, marzo, 2011, pp.
1668-1669 Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=63018467001 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto EDITORIAL EDITORIAL 1668 Arroz, feijão, saúde, educação: Política Pública de Saúde no Brasil Políticas públicas de saúde são, na essência, políticas intersetoriais.
A crise financeira, reconhecida na arena internacional em 2008 e agravada pela escassez de alimentos, pela crise energética e pelo aquecimento global, reiteram antigos problemas e apresentam novos desafios, em grau e complexidade crescentes. Não há, hoje, nação capaz de garantir cuidados à saúde de todos os seus cidadãos e enfrentar seus determinantes sem uma audaciosa integração entre setores governamentais. No Brasil, a perspectiva de mobilidade social, associada a políticas de distribuição da riqueza, de geração de emprego e renda, sugere um cenário que desafia o antigo paradoxo: crescimento econômico e desenvolvimento social.
Como estabelecer uma política de saúde que responda aos valores da Constituição Brasileira e da Lei Orgânica da Saúde em situações em que uma parcela significativa da população ainda subsiste abaixo da linha da pobreza? Como assegurar boas políticas de Saúde e Educação – classificadas internacionalmente como low politics, em contraponto com a segurança e os gastos militares, high politics – quando...





Related documents