Condé mll, organizador. ludwik fleck: estilos de pensamento na ciência. belo horizonte: fino traço editora; 2012. Report as inadecuate




Condé mll, organizador. ludwik fleck: estilos de pensamento na ciência. belo horizonte: fino traço editora; 2012. - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Ciência & Saúde Coletiva 2014, 19 5

Author: Fátima Cristina Vieira Perurena

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Ciência & Saúde Coletiva ISSN: 1413-8123 cecilia@claves.fiocruz.br Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva Brasil Vieira Perurena, Fátima Cristina Condé MLL, organizador.
Ludwik Fleck: estilos de pensamento na ciência.
Belo Horizonte: Fino Traço Editora; 2012. Ciência & Saúde Coletiva, vol.
19, núm.
5, mayo-, 2014, pp.
1631-1632 Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=63030588032 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto DOI: 10.1590-1413-81232014194.09612013 Fátima Cristina Vieira Perurena 1 Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal de Santa Maria. 1 O livro intitulado Ludwik Fleck: estilos de pensamento na ciência, organizado por Mauro Lúcio Leitão Condé, tem, entre outros méritos, a qualidade de ser o primeiro editado no Brasil a tratar especificamente da obra deste cientista-epistemólogo polonês.
O fato de apresentar capítulos escritos por especialistas brasileiros e estrangeiros deixa clara a relevância do pensamento fleckiano para a comunidade acadêmica nacional e internacional, especialmente para aqueles preocupados com os atuais e assim chamados Science Studies, a despeito de sua principal obra – Gênese e desenvolvimento de um fato científico – ter sido escrita há quase cem anos. Outro grande mérito da obra em questão é apresentar, através de todos os capítulos, e provavelmente este é um elo a uni-los, a obra de Fleck em aberto para, sob inspiração do próprio, possibilitar o pensamento reflexivo em todos os campos do conhecimento. O primeiro capítulo, de autoria de Ilana Löwy, uma especialista na obra de Fleck, coloca-o como um autor do se...





Related documents