Tecnologia e normas de gênero: contribuições para o debate da bioética feminista Report as inadecuate




Tecnologia e normas de gênero: contribuições para o debate da bioética feminista - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Márcia Arán ;Revista Bioética 2008, 16 2

Author: Marilena C. D. V. Corrêa

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=361533247004


Teaser



Revista Bioética ISSN: 1943-8042 bioetica@portalmedico.org.br Conselho Federal de Medicina Brasil Corrêa, Marilena C.
D.
V.; Arán, Márcia Tecnologia e normas de gênero: contribuições para o debate da bioética feminista Revista Bioética, vol.
16, núm.
2, 2008, pp.
191-206 Conselho Federal de Medicina Brasília, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=361533247004 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Tecnologia e normas de gênero: contribuições para o debate da bioética feminista Marilena C.
D.
V.
Corrêa Márcia Arán Resumo Este artigo de revisão tem como objetivo contribuir para o debate sobre a Bioética Feminista por meio de duas abordagens: primeiramente, busca situar a discussão teórica sobre a questão da tecnologia e o sistema sexo-gênero no campo dos estudos feministas.
Em uma vertente dominante até os anos 1970, estes estudos enfatizam a análise dos dispositivos específicos de regulação (legais, institucionais, militares, educacionais, sociais, psicológicos e psiquiátricos) que dominam os corpos e constroem gêneros.
Em outra vertente, posterior aos anos 1980, as tecnologias de gênero são compreendidas por meio de uma concepção produtiva do poder, a partir da reiteração e da repetição de normas, particularmente, da matriz heterossexual (que constitui, a um só tempo, a dominação masculina e a exclusão da homossexualidade).
A partir da apresentação e do cruzamento destas teorias, é abordado, em segundo lugar, o problema das normas de gênero e tecnologia em dois casos: o das novas tecnologias reprodutivas e o da regulamentação das transformações corporais na transexualidade. Palavras-chave: Bioética Feminista.
Gênero. Transexualidade. Novas tec...





Related documents