Cesariana: uma visão bioética Report as inadecuate




Cesariana: uma visão bioética - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

André Oliveira Rezende de Souza ; César Augusto Frantz Machado ;Revista Bioética 2009, 17 3

Author: Luiza Gonçalves Barcellos

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=361533251012


Teaser



Revista Bioética ISSN: 1943-8042 bioetica@portalmedico.org.br Conselho Federal de Medicina Brasil Gonçalves Barcellos, Luiza; Oliveira Rezende de Souza, André; Frantz Machado, César Augusto Cesariana: uma visão bioética Revista Bioética, vol.
17, núm.
3, 2009, pp.
497-510 Conselho Federal de Medicina Brasília, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=361533251012 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Cesariana: uma visão bioética Luiza Gonçalves Barcellos André Oliveira Rezende de Souza César Augusto Frantz Machado Resumo A presente pesquisa bibliográfica discute, à luz da bioética, a autonomia de escolha da forma de parto da gestante.
Analisa a prática paternalista de o médico assumir, sozinho, a definição da via de parto, procedimento que não promove a autonomia da gestante nem seu direito de escolha.
Enumera fatores interferentes sobre o profissional médico e a gestante na escolha da forma de parto.
Discute a vulnerabilidade da paciente frente à decisão médica e propõe uma possível alternativa para que a autonomia da mulher seja respeitada, permitindo sua participação no processo decisório da forma de parto.
Conclui apontando a necessidade de intervenção governamental voltada à promoção de condições que diminuam a vulnerabilidade da gestante, embasada em políticas de saúde pública de incentivo ao parto normal, sempre respeitando a escolha autônoma da via de parto pela parturiente. Palavras-chave: Bioética.
Parto normal.
Autonomia pessoal.
Cesárea.
Gestantes. Luiza Gonçalves Barcellos Farmacêutica, especialista em Bioética, assessora técnica da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, Brasília, Brasil A bioética tem seus pri...





Related documents