Controvérsias sobre a revisão ética de pesquisas em ciências humanas e sociais pelo sistema cep-conep Report as inadecuate




Controvérsias sobre a revisão ética de pesquisas em ciências humanas e sociais pelo sistema cep-conep - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Carlos Montero Corrales ; Marcos Silbermann ;Revista Bioética 2014, 22 3

Author: Adriana Silva Barbosa

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=361533266012


Teaser



Revista Bioética ISSN: 1943-8042 bioetica@portalmedico.org.br Conselho Federal de Medicina Brasil Silva Barbosa, Adriana; Montero Corrales, Carlos; Silbermann, Marcos Controvérsias sobre a revisão ética de pesquisas em ciências humanas e sociais pelo Sistema CEP-Conep Revista Bioética, vol.
22, núm.
3, 2014, pp.
482-492 Conselho Federal de Medicina Brasília, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=361533266012 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Controvérsias sobre a revisão ética de pesquisas em ciências humanas e sociais pelo Sistema CEP-Conep Artigos de pesquisa Adriana Silva Barbosa 1, Carlos Montero Corrales 2, Marcos Silbermann 3 Resumo O comitê de ética em pesquisa tem como função revisar todas as pesquisas envolvendo seres humanos realizadas no Brasil, o que tem suscitado controvérsias sobre a revisão ética de pesquisas em ciências humanas e sociais.
O objetivo deste artigo é discutir as controvérsias da revisão ética de pesquisas dessas áreas no Sistema CEP-Conep.
São controvérsias o biocentrismo, as melhorias pontuais da Resolução 466-2012, a emergência de um sistema paralelo de revisão ética para essas áreas ou a constituição de resolução complementar própria no Sistema CEP-Conep.
Tais controvérsias relacionam-se com limitações funcionais dos comitês de ética: grande demanda de projetos, poucos comitês, limitações da Plataforma Brasil e necessidade de capacitação dos membros.
O Sistema CEP-Conep deve continuar como único sistema de revisão ética em pesquisa brasileiro; mas necessita que as resoluções sejam continuamente revisadas para contemplar as especificidades das pesquisas das áreas humanas e que sejam criados mais comitês...





Related documents