Reflexões de estudantes de enfermagem sobre morte e o morrer Report as inadecuate




Reflexões de estudantes de enfermagem sobre morte e o morrer - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

José Rodrigo de Oliveira ; Lie Yamaguti ;Revista da Escola de Enfermagem da USP 2006, 40 4

Author: José Roberto da Silva Brêtas

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=361033288005


Teaser



Red de Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal Sistema de Información Científica da Silva Brêtas, José Roberto; de Oliveira, José Rodrigo; Yamaguti, Lie Reflexões de estudantes de enfermagem sobre morte e o morrer Revista da Escola de Enfermagem da USP, vol.
40, núm.
4, 2006, pp.
477-483 Universidade de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=361033288005 Revista da Escola de Enfermagem da USP, ISSN (Versão impressa): 0080-6234 reeusp@usp.br Universidade de São Paulo Brasil Como citar este artigo Número completo Mais informações do artigo Site da revista www.redalyc.org Projeto acadêmico não lucrativo, desenvolvido pela iniciativa Acesso Aberto NURSING STUDENTS’ REFLECTIONS ON DEATH AND DYING REFLEXIONES DE LOS ESTUDIANTES DE ENFERMERÍA SOBRE LA MUERTE Y EL MORIR RELATO DE PESQUISA Reflexões de estudantes de enfer magem enfermagem sobre morte e o mor rer morrer José Roberto da Silva Brêtas1, José Rodrigo de Oliveira2, Lie Yamaguti3 RESUMO Trata-se da apresentação da primeira fase de uma pesquisa sobre as representações de estudantes de enfermagem sobre a morte e o morrer.
A mesma tem caráter exploratório e foi realizada junto a estudantes do primeiro ano do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo.
Teve por objetivos conhecer as impressões dos estudantes acerca do assunto “morte e o morrer” e subsidiar a segunda fase da pesquisa.
Foi realizada por meio de uma dinâmica com uma questão norteadora, junto ao programa da disciplina curricular Psicologia Aplicada à Saúde.
Para interpretação dos dados foi utilizado o método da Análise de Conteúdo, obtendo as seguintes categorias: medo da morte; conceitos; atitude diante da morte e o morrer; crença enquanto elemento interveniente. ABSTRACT This article refers to the first phase of a survey on nursing students’ representations on death and dying.
The research h...





Related documents