Articulação das ações e interação dos agentes comunitários de saúde na equipe de saúde da família Report as inadecuate




Articulação das ações e interação dos agentes comunitários de saúde na equipe de saúde da família - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Silvana Martins Mishima ;Revista da Escola de Enfermagem da USP 2012, 46 3

Author: Karen Namie Sakata

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=361033317018


Teaser



Red de Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal Sistema de Información Científica Namie Sakata, Karen; Martins Mishima, Silvana Articulação das ações e interação dos Agentes Comunitários de Saúde na equipe de Saúde da Família Revista da Escola de Enfermagem da USP, vol.
46, núm.
3, junio, 2012, pp.
665-672 Universidade de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=361033317018 Revista da Escola de Enfermagem da USP, ISSN (Versão impressa): 0080-6234 reeusp@usp.br Universidade de São Paulo Brasil Como citar este artigo Número completo Mais informações do artigo Site da revista www.redalyc.org Projeto acadêmico não lucrativo, desenvolvido pela iniciativa Acesso Aberto Cooperative interventions and the interaction of Community Health Agents within the Family Health team Artigo Original Articulação das ações e interação dos Agentes Comunitários de Saúde na equipe de Saúde da Família* Articulación de acciones e interacción de los Agentes Comunitarios de Salud en el equipo de Salud de la Familia Karen Namie Sakata1, Silvana Martins Mishima2 resumo Abstract Resumen descritores descriptors descriptores O estudo de abordagem qualitativa teve como objetivo compreender as relações sociais entre o Agente Comunitário de Saúde (ACS) e a equipe de Saúde da Família (SF), nesse sentido, destaca-se a articulação das ações e a interação entre trabalhadores.
Foram realizadas 23 observações participantes e 11 entrevistas semiestruturadas com uma equipe de SF em um município do interior de São Paulo, Brasil.
Identificou-se que o ACS, como elo, desenvolve ações operacionais para agilizar o trabalho da equipe.
Como laços de ligação, desempenham ações articuladas ao trabalho da equipe, interagindo com os trabalhadores, construindo planos assistenciais em comum, aproximando equipe e comunidade, adequando ações de cuidado às necessidades das pes...





Related documents