Ciências do homem e fenomenologia, 1951 Report as inadecuate




Ciências do homem e fenomenologia, 1951 - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Veridiana Chiari Gatto ;Revista da Abordagem Gestáltica: Phenomenological Studies 2011, XVII 1

Author: Carlos Diógenes Cortes Tourinho

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=357735615015


Teaser



Revista da Abordagem Gestáltica: Phenomenological Studies ISSN: 1809-6867 revista@itgt.com.br Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt Terapia de Goiânia Brasil Diógenes Cortes Tourinho, Carlos; Chiari Gatto, Veridiana Ciências do Homem e Fenomenologia, 1951 Revista da Abordagem Gestáltica: Phenomenological Studies, vol.
XVII, núm.
1, enero-junio, 2011, pp. 109-111 Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt Terapia de Goiânia Goiânia, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=357735615015 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto “Ciências do Homem e Fenomenologia”, 1951 (Maurice Merleau-Ponty) RESENHAS Ciências do Homem e Fenomenologia, 1951 (Maurice Merleau-Ponty) São Paulo: Saraiva, 1973 Carlos Diógenes Cortes Tourinho Universidade Federal Fluminense - UFF Veridiana Chiari Gatto Ciências do Homem e Fenomenologia ([1951] 1973) consiste em uma leitura obrigatória para aqueles cujos estudos e pesquisas concentram-se em torno do exame das relações entre a fenomenologia e as ciências humanas.
O livro é o resultado de um dos cursos ministrados pelo filósofo francês Maurice Merleau-Ponty (1908-1961) no início da década de 50.
Sua primeira edição data de 1951 e esteve sob a responsabilidade do “Centre de Documentation Universitaire” do Collège de France.
O leitor perceberá que o objetivo maior do livro consiste em evidenciar os reflexos, bem como os impactos, produzidos pelo projeto da filosofia fenomenológica anunciado por Husserl sobre as ciências humanas.
Dentre as ciências do homem que sofreram tais reflexos e impactos, Merleau-Ponty concede, ao longo do livro, um lugar de destaque às pesquisas desenvolvidas em Psicologia, Sociologia, Lingüística e His...





Related documents