Psico-oncologia e gestalt-terapia: uma comunicação possível e necessária Report as inadecuate




Psico-oncologia e gestalt-terapia: uma comunicação possível e necessária - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Carolina Brum Faria Boaventura ;Revista da Abordagem Gestáltica: Phenomenological Studies 2011, XVII 1

Author: Rafaella Brito e Silva

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=357735615007


Teaser



Revista da Abordagem Gestáltica: Phenomenological Studies ISSN: 1809-6867 revista@itgt.com.br Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt Terapia de Goiânia Brasil Brito e Silva, Rafaella; Brum Faria Boaventura, Carolina Psico-oncologia e gestalt-terapia: uma comunicação Possível e necessária Revista da Abordagem Gestáltica: Phenomenological Studies, vol.
XVII, núm.
1, enero-junio, 2011, pp. 37-46 Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt Terapia de Goiânia Goiânia, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=357735615007 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Psico-oncologia e Gestalt-terapia: uma Comunicação Possível e Necessária Psico-oncologia e Gestalt-terapia: uma Comunicação Possível e Necessária Psycho-Oncology and Gestalt-Therapy: a Possible and Necessary Dialogue Psicooncología y Terapia Gestalt: un Diálogo Posible y Necesario R afaella Brito e Silva Carolina Brum Faria Boaventura Resumo: O câncer é uma doença que traz importantes alterações físicas e psicológicas para quem o vivencia, constituindo um estressor ambiental e psicofísico.
O adoecer é um processo único e singular do indivíduo, fazendo com que hajam variadas formas de enfrentamento.
O presente trabalho propõe uma reflexão sobre as contribuições que a Gestalt-terapia poderá trazer para o acompanhamento psicológico na área da Psico-oncologia.
A Gestalt-terapia vem oferecer ao paciente uma possibilidade de obter outra visão de seu adoecimento, que num primeiro momento, parece desintegrador e depois poderá se revelar como uma vivência transformadora.
Dessa forma, conhecendo mais a fundo a dinâmica e o significado que a doença tem em sua vida, o paciente poderá tornar-se parte ativa ...





Related documents