A clínica daseinsanalítica: considerações preliminares Report as inadecuate




A clínica daseinsanalítica: considerações preliminares - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Revista da Abordagem Gestáltica: Phenomenological Studies 2011, XVII 1

Author: Ana Maria Lopez Calvo de Feijoo

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=357735615006


Teaser



Revista da Abordagem Gestáltica: Phenomenological Studies ISSN: 1809-6867 revista@itgt.com.br Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt Terapia de Goiânia Brasil Lopez Calvo de Feijoo, Ana Maria A clínica daseinsanalítica: considerações Preliminares Revista da Abordagem Gestáltica: Phenomenological Studies, vol.
XVII, núm.
1, enero-junio, 2011, pp. 30-36 Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt Terapia de Goiânia Goiânia, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=357735615006 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Ana M.
L.
C.
de Feijoo A Clínica Daseinsanalítica: Considerações Preliminares The Daseinsanalitical Clinic: Preliminary Considerations La Clínica Daseinsanalítica: Consideraciones Preliminares A na M aria Lopez Calvo de Feijoo Resumo: Neste artigo, serão apresentados dois pilares da história da daseinsanálise para então discutirmos elementos inscritos em uma daseinsanálise atual.
O primeiro pilar consiste na proposta de Ludwig Binswanger, que vai tomar como referência as noções de projeto e cuidado, considerando a questão da existência humana como ser-aí em seu caráter de indeterminação, finitude e poder-ser.
O segundo pilar são as tonalidades afetivas da angústia e do tédio, este considerado por Boss como a tonalidade afetiva que abarca o homem em um mundo onde o que predomina é o horizonte da técnica.
Estas questões foram tratadas ontologicamente por Martin Heidegger e consideradas em uma aproximação com a psiquiatria, primeiramente por Binswanger e tendo continuidade com Boss.
Por fim serão apresentados alguns elementos imprescindíveis a uma elaboração mais recente da daseinsanálise. Palavras-chave: Daseinsanálise; Projeto; Cuidado;...





Related documents