Os discursos contemporâneos sobre a produção do espaço e sua contribuição para o estudo da formação das cidades no brasil Report as inadecuate




Os discursos contemporâneos sobre a produção do espaço e sua contribuição para o estudo da formação das cidades no brasil - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Oculum Ensaios 2010, 11-12

Author: Josarlete Magalhães Soares

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=351732214006


Teaser



Oculum Ensaios ISSN: 1519-7727 sbi.ne_oculumensaios@puc-campinas.edu.br Pontifícia Universidade Católica de Campinas Brasil Magalhães Soares, Josarlete OS DISCURSOS CONTEMPORÂNEOS SOBRE A PRODUÇÃO DO ESPAÇO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO DA FORMAÇÃO DAS CIDADES NO BRASIL Oculum Ensaios, núm.
11-12, 2010, pp.
78-89 Pontifícia Universidade Católica de Campinas Campinas, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=351732214006 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto OS DISCURSOS CONTEMPORÂNEOS SOBRE A PRODUÇÃO DO ESPAÇO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO DA FORMAÇÃO DAS CIDADES NO BRASIL Josarlete Magalhães Soares | Professora Mestre | Universidade Federal de Viçosa Departamento de Arquitetura e Urbanismo Av.
P.
H.
Rolfs, s-n, Campus UFV, 36570‑000, Viçosa, MG, Brasil josarlete@ibest.com.br 05_Artigo 20_SOARES_p78a89 78 4-19-11 3:58 PM OCULUM ENSAIOS 11_12 | Campinas | p.
78-89 | Janeiro_Dezembro 2010 |79 OS DISCURSOS CONTEMPORÂNEOS SOBRE A PRODUÇÃO DO ESPAÇO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO DA FORMAÇÃO DAS CIDADES NO BRASIL INTRODUÇÃO A institucionalização das disciplinas científicas, ocorrida durante o século XIX, foi parte de um processo de afirmação do ideal positivista de ciência, que pressupunha autonomi‑ zação e individualização das categorias do conhecimento científico.
Dentro dessa pers‑ pectiva, a construção dos campos disciplinares relativos à História e à Geografia objetivou estabelecer uma delimitação clara entre tais disciplinas, resultando numa forte segrega‑ ção entre as categorias de análise relacionadas ao tempo e ao espaço.
O sentimento de confiança no progresso contribuiu ainda para a priorização do tempo...





Related documents