Empresa familiar, sim! mas qual o problema, se a gestão é profissional? Report as inadecuate




Empresa familiar, sim! mas qual o problema, se a gestão é profissional? - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Saulo Barbara de Oliveira ;NAVUSRevista de Gestão e Tecnologia 2015, 5 3

Author: Alicelia Rosa de Oliveira Pecanha

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=350450619010


Teaser



NAVUS - Revista de Gestão e Tecnologia E-ISSN: 2237-4558 navus@sc.senac.br Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial Brasil de Oliveira Pecanha, Alicelia Rosa; Barbara de Oliveira, Saulo Empresa familiar, sim! Mas qual o problema, se a gestão é profissional? NAVUS - Revista de Gestão e Tecnologia, vol.
5, núm.
3, julio-septiembre, 2015, pp.
126135 Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial Santa Catarina, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=350450619010 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Revista de Gestão e Tecnologia Recebido em 24-03-15.
Aprovado em 7-05-2015.
Avaliado pelo sistema double blind peer review.
Publicado conforme normas da ABNT. Empresa familiar, sim! Mas qual o problema, se a gestão é profissional? RESUMO Este artigo visa contribuir para melhor compreensão da realidade de uma empresa familiar brasileira em fase de transição do seu modelo de gestão familiar para uma gestão profissionalizada.
A empresa estudada é uma livraria brasileira de pequeno porte, fundada em 2000, no interior do estado do Rio de Janeiro, atualmente com seis lojas próprias e outra franqueada, totalizando quarenta funcionários. Sua administração, basicamente familiar, necessita de um novo modelo de gestão para acompanhar o ritmo de sua expansão.
O método de pesquisa adotado foi o estudo de caso, com a coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas com os gestores da empresa.
Os principais resultados mostraram que, embora a empresa esteja em processo inicial de profissionalização, precisa, no entanto, acelerar esse processo, adotando uma postura proativa que dê suporte ao seu crescimento. Palavras-chave: Pequena empresa.
Empresa familiar. Profissionalização. Alicel...





Related documents