Novas perspectivas sociodemográficas Report as inadecuate




Novas perspectivas sociodemográficas - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Caderno CRH 2005, 18 43

Author: Guaraci Adeodato Alves de Souza

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=347632166001


Teaser



Caderno CRH ISSN: 0103-4979 revcrh@ufba.br Universidade Federal da Bahia Brasil Alves de Souza, Guaraci Adeodato NOVAS PERSPECTIVAS SOCIODEMOGRÁFICAS Caderno CRH, vol.
18, núm.
43, enero-abril, 2005, pp.
9-13 Universidade Federal da Bahia Salvador, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=347632166001 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto NOVAS PERSPECTIVAS SOCIODEMOGRÁFICAS INTRODUÇÃO DOSSIÊ Guaraci Adeodato Alves de Souza Os trabalhos integrantes deste dossiê apontam para Novas Perspectivas Sociodemográficas, nos dois sentidos da palavra perspectiva.
De um lado, indicam implicações de mudança sociodemográfica de grande amplitude e impacto, buscando discernir possibilidades e expectativas quanto ao futuro, uma vez que as novas lógicas de reprodução social e demográfica suscitam perplexidades e questionamentos.
Por outro, entendendo a demografia como ciência social, mas de distintos ângulos de visão, tentam decifrar essas lógicas e seus significados com uma preocupação epistemológica semelhante: representar objetos científicos demográficos num plano analítico relacional, como processos movidos e vivenciados por atores sociais e elementos intrínsecos à vida social, portanto como processos sociodemográficos. São análises empíricas fundadas em teorias, que buscam responder a questões dessas duas perspectivas e formular proposições, dúvidas e reflexões críticas importantes.
Expressões de uma ciência viva, que está sempre se construindo e reconstruindo através do debate e da pesquisa. Embora não descrevam trajetórias e determinações da mudança a que se referem, têm em conta que a sociedade brasileira, como a de outras partes do mundo, mudou profunda e...





Related documents