Salama, pierre. le défi des inégalités - amérique latine-asie: une comparaison économique. paris: éditions la découverte 2006. 168 p. Report as inadecuate




Salama, pierre. le défi des inégalités - amérique latine-asie: une comparaison économique. paris: éditions la découverte 2006. 168 p. - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Caderno CRH 2006, 19 48

Author: Luiz Filgueiras

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=347632170014


Teaser



Caderno CRH ISSN: 0103-4979 revcrh@ufba.br Universidade Federal da Bahia Brasil Filgueiras, Luiz SALAMA, Pierre.
Le Défi des Inégalités - Amérique Latine-Asie: une comparaison économique.
Paris: Éditions La Découverte 2006.
168 p. Caderno CRH, vol.
19, núm.
48, septiembre-diciembre, 2006, pp.
563-571 Universidade Federal da Bahia Salvador, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=347632170014 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Pierre Salama, economista e professor da Universidade de Paris-XIII (membro do Conselho Científico e do Conselho de Relações Internacionais), é latino-americanista reconhecido e membro do comitê de redação de várias revistas estrangeiras, tendo publicado agora o seu 16º livro, em sua maioria traduzidos para o espanhol e o português.
Também foi diretor científico da Revista Terceiro Mundo. 2 Um regime de crescimento se caracteriza, fundamentalmente, pela forma específica como se articulam no processo de acumulação, num determinado país em uma determinada época, as estruturas de produção e distribuição, a partir da dominância e liderança de setores específicos da economia, da maior ou menor importância dos mercados interno e externo e do maior ou menor grau de desigualdade existente.
Distintas combinações desses elementos produzirão impactos distintos sobre o crescimento, o emprego, a evolução da distribuição de renda e o grau de pobreza prevalecente. 1 4 nômica – sinônimo, para a ortodoxia econômica, de livre comércio e livre mobilidade de capitais –, ao permitir a alocação eficiente dos fatores de produção e dos capitais, implica, necessariamente, maior crescimento econômico, especialmente para as chamadas “economias...





Related documents