Políticas públicas e processos de emancipação: impactos da globalização econômica na realidade brasileira Report as inadecuate




Políticas públicas e processos de emancipação: impactos da globalização econômica na realidade brasileira - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Caderno CRH 2006, 19 48

Author: Maria da Glória Gohn

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=347632170012


Teaser



Caderno CRH ISSN: 0103-4979 revcrh@ufba.br Universidade Federal da Bahia Brasil da Glória Gohn, Maria POLÍTICAS PÚBLICAS E PROCESSOS DE EMANCIPAÇÃO: impactos da globalização econômica na realidade brasileira Caderno CRH, vol.
19, núm.
48, septiembre-diciembre, 2006, pp.
537-549 Universidade Federal da Bahia Salvador, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=347632170012 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Maria da Glória Gohn POLÍTICAS PÚBLICAS E PROCESSOS DE EMANCIPAÇÃO: impactos da globalização econômica na realidade brasileira APRESENTAÇÃO Este trabalho objetiva refletir sobre os impactos da globalização nas políticas públicas no Brasil e avaliar os espaços de construção dessas políticas, assim como outras possibilidades de políticas socioculturais com sentido emancipador. Inicialmente, será feito um retrato geral dos efeitos da globalização na última década, nos campos da economia, da política, da cultura e do social.
A seguir, focaliza-se como esses efeitos têm alterado o papel do estado e a gestão das políticas públicas no Brasil.
Esse processo é analisado em sua dupla dimensão: como resposta aos efeitos e às novas exigências da economia globalizada e como resposta às pressões advindas da sociedade civil organizada.
Essa segunda dimensão tem gerado um alargamento da esfera pública.
Nossa meta é compreender a natureza dessas mudanças e avaliar o significado das novas formas de participação de setores da sociedade civil organizada. Sabe-se que as formas de gestão compartilhada, ou participação cidadã, foram conquistas dos grupos e movimentos sociais organizados da sociedade civil, desde os anos 70, ainda na fase do regime militar, que l...





Related documents