Globalização e contestação política na ordem mundial contemporânea Report as inadecuate




Globalização e contestação política na ordem mundial contemporânea - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Caderno CRH 2006, 19 48

Author: Carlos R. S. Milani

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=347632170001


Teaser



Caderno CRH ISSN: 0103-4979 revcrh@ufba.br Universidade Federal da Bahia Brasil S.
Milani, Carlos R. GLOBALIZAÇÃO E CONTESTAÇÃO POLÍTICA NA ORDEM MUNDIAL CONTEMPORÂNEA Caderno CRH, vol.
19, núm.
48, septiembre-diciembre, 2006, pp.
377-383 Universidade Federal da Bahia Salvador, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=347632170001 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Carlos R.
S.
Milani DOSSIÊ GLOBALIZAÇÃO E CONTESTAÇÃO POLÍTICA NA ORDEM MUNDIAL CONTEMPORÂNEA1 INTRODUÇÃO Desde o final da Guerra Fria, culminando com o processo de desconstrução da antiga União Soviética e a conseqüente derrocada do socialismo, a ordem mundial tem sido profundamente marcada pelo controverso fenômeno da globalização.
Este inclui a reorganização do sistema produtivo-tecnológico, iniciada no final dos anos 1970, e a emergência de um novo padrão de acumulação, em que, de um lado, crescem a intensidade e a complexidade do processo de incorporação de inteligência aos bens e serviços produzidos e comercializados e, de outro, acelera-se a abertura dos mercados em inúmeros campos econômicos e financeiros.
Do ponto de vista tecnológico, nesse novo padrão de acumulação, as tecnologias da informação e comunicação assumem papel central de redinamização e complexificação dos processos de desenvolvimento.
Embora ocorrendo com ritmos e graus de intensidade variados, de acordo com setores e regiões do planeta, a difusão dessas 1 Agradeço o convite da editora da revista Caderno CRH, Professora Anete B.
L.
Ivo, a fim de organizar este dossiê temático.
Meus agradecimentos são extensivos aos colegas pesquisadores que prontamente aceitaram colaborar com a montagem desta coletânea...





Related documents