Pierre bourdieu: polêmica da razão sociológica Report as inadecuate




Pierre bourdieu: polêmica da razão sociológica - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Caderno CRH 2006, 19 47

Author: Cristiana Mercuri

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=347632169013


Teaser



Caderno CRH ISSN: 0103-4979 revcrh@ufba.br Universidade Federal da Bahia Brasil Mercuri, Cristiana PIERRE BOURDIEU: polêmica da razão sociológica Caderno CRH, vol.
19, núm.
47, mayo-agosto, 2006, pp.
325-339 Universidade Federal da Bahia Salvador, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=347632169013 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Cristiana Mercuri Este artigo analisa o discurso de Pierre Bourdieu sobre a ciência, que supõe a indissociabilidade das reflexões sociológica e epistemológica.
Nessa perspectiva, pensar a ciência significa tratar tanto das peculiaridades do jogo científico, constituído em um campo de trocas simbólicas marcado pela lógica escolástica, como das concepções de uma prática específica, a do fazer científico e a da construção do conhecimento científico, submetidas a uma historicização radical, na qual a ciência é, ao mesmo tempo, produto e produtora dessa história. A inquietação que conduziu as reflexões a seguir resume-se à questão: como, no discurso de Bourdieu, articulam-se os pressupostos epistemológicos e sociológicos? Os textos centrais para a fundamentação deste trabalho foram: Le Métier de Sociologue, cuja primeira edição é de 1968; Le Champ Scientifique, de 1975; Réponses, de 1992; Raisons Pratiques, de 1994; Méditations Pascaliennes, de 1997; Les Usages Sociaux de la Science, de 1997; e Science de la Science et Réflexivité, de 2001.1 Para iniciar, é importante lembrar um trecho do livro A profissão do sociólogo, onde Bourdieu afirma: Os títulos traduzidos para o português são respectivamente: A Profissão de Sociólogo, O Campo Científico (artigo), Introdução a uma Sociologia Reflexiva em O Poder Simbólic...





Related documents