Sobre psiquiatria, candomblé e museus Report as inadecuate




Sobre psiquiatria, candomblé e museus - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Caderno CRH 2006, 19 47

Author: Ordep Serra

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=347632169010


Teaser



Caderno CRH ISSN: 0103-4979 revcrh@ufba.br Universidade Federal da Bahia Brasil Serra, Ordep SOBRE PSIQUIATRIA, CANDOMBLÉ E MUSEUS Caderno CRH, vol.
19, núm.
47, mayo-agosto, 2006, pp.
309-323 Universidade Federal da Bahia Salvador, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=347632169010 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Ordep Serra SOBRE PSIQUIATRIA, CANDOMBLÉ E MUSEUS Em 1945, prefaciando uma obra de Lins e Silva, Gilberto Freyre lembrava o projeto de controle psiquiátrico dos terreiros, coisa que o “espírito humanitário” de Nina Rodrigues concebeu como alternativa à brutalidade das intervenções policiais, da repressão direta a esses centros de culto de religiões afro-brasileiras.
Nina não o conseguiu implantar, mas – lembra ainda Gilberto Freyre – esse projeto de monitoramento das religiões negras por psiquiatras e etnólogos mais tarde veio a ser realizado com um êxito que o ilustre prefaciador acentua: Ulysses Pernambucano o pôs em prática em Recife; em Salvador, diz Freyre ainda, executaram-no “técnicos capazes”, arregimentados pelo major Juracy Magalhães – que então governava a Bahia como interventor.
Segundo o autor de Casa Grande e Senzala, essa iniciativa de Ulysses Pernambucano e dos peritos baianos veio a ser “uma das intervenções mais felizes da ciência e da técnica antropológica, orientada por uma psiquiatria social, na vida de uma comunidade brasileira”.1 Em nosso meio, Nina Rodrigues marcou de forma vigorosa a Medicina Legal, a Psiquiatria que se lhe associava (como ancila da Criminologia) e também a Etnologia, em que deixou importante legado, com seus estudos pioneiros sobre a religião dos negros baianos.
A herança de Nina foi capit...





Related documents