Notas sobre representação do corpo e cultura médica no portugal moderno Report as inadecuate




Notas sobre representação do corpo e cultura médica no portugal moderno - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Caderno CRH 2011, 24 61

Author: Lígia Bellini

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=347632183007


Teaser



Caderno CRH ISSN: 0103-4979 revcrh@ufba.br Universidade Federal da Bahia Brasil Bellini, Lígia NOTAS SOBRE REPRESENTAÇÃO DO CORPO E CULTURA MÉDICA NO PORTUGAL MODERNO Caderno CRH, vol.
24, núm.
61, enero-abril, 2011, pp.
97-108 Universidade Federal da Bahia Salvador, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=347632183007 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Ligia Bellini DOSSIÊ NOTAS SOBRE REPRESENTAÇÃO DO CORPO E CULTURA MÉDICA NO PORTUGAL MODERNO1 Lígia Bellini* Um estudo sobre concepções do corpo nos começos da época moderna pode ser feito a partir de uma variedade de fontes e perspectivas.
A breve reflexão, feita neste artigo, sobre pressupostos e possibilidades de abordagem da investigação de representações do corpo em Portugal, no período, contempla, de forma limitada, material documental produzido em diferentes campos do saber, como a filosofia moral, a arte e a literatura.
Mas seu foco principal são textos médicos.
Minha proposta de pesquisa é explorar paralelamente duas questões inter-relacionadas: a questão mais geral dos vínculos entre representações do corpo, ideias e processos históricos do seu contexto cultural; e o problema mais específico de como essas representações expressam conceitos e modos de pensar da medicina.
Uma das premissas desta proposta é de que a análise de imagens é particularmente * Doutora em História.
Professora do Departamento de História e Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Bahia. Rua Aristides Novis, 197.
Cep: 40210-730.
Federação Salvador - Bahia - Brasil ligiabellini@uol.com.br 1 O presente artigo foi escrito com base em pesquisa financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Ci...





Related documents