Sacrifício rei, estado ruandês e genocídio Report as inadecuate




Sacrifício rei, estado ruandês e genocídio - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Caderno CRH 2011, 24 61

Author: Christopher C. Taylor

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=347632183005


Teaser



Caderno CRH ISSN: 0103-4979 revcrh@ufba.br Universidade Federal da Bahia Brasil Taylor, Christopher C. SACRIFÍCIO REI, ESTADO RUANDÊS E GENOCÍDIO Caderno CRH, vol.
24, núm.
61, enero-abril, 2011, pp.
63-79 Universidade Federal da Bahia Salvador, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=347632183005 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Christopher C.
Taylor DOSSIÊ SACRIFÍCIO REI, ESTADO RUANDÊS E GENOCÍDIO Christopher C.
Taylor* INTRODUÇÃO O conceito de Estado foi empregado com frequência em contextos em que caberia usar o termo “governo”, como já observou Radcliffe-Brown (1940) há algum tempo.
Autores mais contemporâneos, que estudam questões relativas ao estado, tais como Abrams (1988) ou Trouillot (2001), estão de acordo com a observação de Radcliffe-Brown, pois ambos apontam para o modo como o poder, considerado em termos mais abrangentes, tem se mostrado um tema central para a compreensão do Estado. Ao situar o poder no cerne de sua análise, esses autores seguem o caminho traçado por Michel Foucault (1977).
Para Foucault não há sujeito individual construído na ausência de poder, assim como não há instituições sociais, nem construções culturais, que não tragam as marcas de confrontos históricos pelo poder.
Em síntese, podemos dizer que o poder aparece como componente essencial tanto na constituição, no nível micro, da subjetividade hu* Doutor em Antropologia Social pela Universidade de Virginia.
Especialista em antropologia simbólica e médica. 4167 - Cliff Road South.
Birmingham.
AL 35222.
USA Ctaylor33@bham.rr.com mana, bem como, no nível macro, da ação coletiva. De acordo com essa perspectiva, o poder permeia de tal modo a experiência human...





Related documents