Therborn, gören. do marxismo ao pós-marxismo? são paulo: boitempo editorial, 2012, 156p tradução: rodrigo nobile. Report as inadecuate




Therborn, gören. do marxismo ao pós-marxismo? são paulo: boitempo editorial, 2012, 156p tradução: rodrigo nobile. - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Caderno CRH 2013, 26 67

Author: Fabio Mascaro Querido

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=347632190014


Teaser



Caderno CRH ISSN: 0103-4979 revcrh@ufba.br Universidade Federal da Bahia Brasil Mascaro Querido, Fabio THERBORN, Gören.
Do marxismo ao pós-marxismo? São Paulo: Boitempo Editorial, 2012, 156p (Tradução: Rodrigo Nobile). Caderno CRH, vol.
26, núm.
67, enero-abril, 2013, pp.
197-199 Universidade Federal da Bahia Salvador, Brasil Disponible en: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=347632190014 Cómo citar el artículo Número completo Más información del artículo Página de la revista en redalyc.org Sistema de Información Científica Red de Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal Proyecto académico sin fines de lucro, desarrollado bajo la iniciativa de acceso abierto Fabio Mascaro Querido Fabio Mascaro Querido CRISE DA MODERNIDADE, MARXISMO E (PÓS) MODERNISMO As transformações de época, que modificam, substancialmente, as formas de reprodução da vida social, impõem novos desafios ao pensamento crítico em geral, e ao marxismo em particular, dentre eles a necessidade de reavaliar o próprio passado à luz das condições de possibilidade do presente, tarefa que se estabelece como condição indispensável para qualquer tentativa de atualização histórica.
Desta perspectiva, são sempre muito bem vindos trabalhos que estimulam esta reflexão, como Do marxismo ao pós-marxismo?, do sociólogo sueco Gören Therborn.
O título, por si só, anuncia a problemática teórica de fundo, que atravessa os três ensaios do livro (respectivamente “Rumo ao século XXI: os novos parâmetros da política global”, “O marxismo do século XXI e a dialética da modernidade” e “Depois da dialética: a teoria social radical no Norte no alvorecer do século XXI”).
Concebido como um mapa, ou melhor, uma “bússola”, trata-se de uma “tentativa de entender as mudanças sociais e intelectuais radicais entre o século XX e o século XXI”.
Uma tentativa, bem entendido, que “não tem a pretensão de ser uma história in...





Related documents