O pensamento político de croce: o modelo liberal Report as inadecuate




O pensamento político de croce: o modelo liberal - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Sociedade e Estado 2007, 22 1

Author: Anita Helena Schlesener

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=339930888004


Teaser



Sociedade e Estado ISSN: 0102-6992 revistasol@unb.br Universidade de Brasília Brasil Schlesener, Anita Helena O pensamento político de croce: o modelo liberal Sociedade e Estado, vol.
22, núm.
1, enero-abril, 2007, pp.
71-96 Universidade de Brasília Brasília, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=339930888004 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto O pensamento político de Croce: o modelo liberal 71 O PENSAMENTO POLÍTICO DE CROCE: o modelo liberal Anita Helena Schlesener* Resumo: O presente artigo trata de aspectos do pensamento político de Benedetto Croce, buscando explicitar conceitos expressos na obra Ética e Política, a fim de compreender seu vínculo e sua contribuição para o pensamento liberal italiano.
Pretende-se salientar as particularidades do pensamento de Croce em relação aos principais princípios do liberalismo, e às características de sua teoria do Estado, além do modo de questionar e repensar os conceitos liberais de igualdade, liberdade e fraternidade, os quais foram fundamentais no âmbito do pensamento liberal. Palavras-chave: liberalismo, Estado, Croce. Introdução Como líder nacional de um movimento cultural, Benedetto Croce atingiu uma geração de intelectuais italianos e tornou-se uma figura reconhecida internacionalmente, tanto por suas contribuições no âmbito da estética, quanto por sua teoria da história, fundamento de sua teoria política. A grande contribuição de Croce está no conceito de historicismo, no bojo do qual se desenvolvem as suas idéias políticas: a questão do papel da Revolução Francesa e a construção do modelo político liberal, a distinção entre a política francesa e a * Professora de Ética e Política da UFPR ...





Related documents