Origens do espiritismo no brasil: diálogo, razão e resistência no início de uma experiência 1850-1914 Report as inadecuate




Origens do espiritismo no brasil: diálogo, razão e resistência no início de uma experiência 1850-1914 - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Sociedade e Estado 2008, 23 3

Author: Paulo César da Conceição Fernandes

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=339930894021


Teaser



Sociedade e Estado ISSN: 0102-6992 revistasol@unb.br Universidade de Brasília Brasil da Conceição Fernandes, Paulo César Origens do espiritismo no Brasil: diálogo, razão e resistência no início de uma experiência (18501914) Sociedade e Estado, vol.
23, núm.
3, septiembre-diciembre, 2008, pp.
799-800 Universidade de Brasília Brasília, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=339930894021 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Resumos das teses e dissertações apresentadas no PPG-SOL-UnB 799 DISSERTAÇÕES Origens do espiritismo no Brasil: diálogo, razão e resistência no início de uma experiência (1850-1914) Paulo César da Conceição Fernandes Curso: Mestrado em Sociologia Data da defesa: 27 de maio de 2008 Orientador: Prof.
Dr.
Eurico Antônio Gonzalez Cursino dos Santos Resumo O espiritismo é uma doutrina surgida na França durante o século XIX.
Seus principais postulados são: a imortalidade da alma, a possibilidade de nos comunicarmos com os mortos e a reencarnação. Foi exposta pela primeira vez por Allan Kardec, pseudônimo do pedagogo lionês Hippolyte-Léon Denizard Rivail, que seria o principal responsável por sua divulgação e também autor de obras sobre o tema.
Depois de uma história conturbada em solo europeu, devido ao caráter controverso de seus conceitos, o espiritismo chegou ao nosso País e aqui se fixou em rápida propagação.
O objetivo desta pesquisa é entender a relação entre essa doutrina e o Brasil expressa no conjunto de algumas conseqüências socioculturais que emanaram das origens desse contato.
Procura-se compreender, também, o espiritismo qua talis, suas influências, sua história e seus principais conceitos.
Busca-se, assim, responder ...





Related documents