Podemos ser o novo terceiro mundo? Report as inadecuate




Podemos ser o novo terceiro mundo? - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Sociedade e Estado 2014, 29 3

Author: Richard Schechner

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=339933514003


Teaser



Sociedade e Estado ISSN: 0102-6992 revistasol@unb.br Universidade de Brasília Brasil Schechner, Richard Podemos ser o (novo) Terceiro Mundo? Sociedade e Estado, vol.
29, núm.
3, septiembre-diciembre, 2014, pp.
711-726 Universidade de Brasília Brasília, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=339933514003 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Podemos ser o (novo) Terceiro Mundo?* Recebido: 27.02.13 Aprovado: 01.07.14 Richard Schechner** E stou sentado aqui nesta manhã (não importa qual manhã) tentando ser otimista.
Quero escrever sobre como os estudos da performance e as artes performáticas podem salvar o mundo ou, pelo menos, podem ajudar a salvar o mundo.
Escrevo este texto enquanto foguetes e bombas estão explodindo em Gaza e Israel; o Egito está em tumulto, a Síria no limiar da guerra civil; os rebeldes do M23 estão fechando sobre o Congo, colocando um milhão de pessoas sob ameaça; bombardeios suicidas e assassinatos são rotina no Iraque e Afeganistão; a guerra civil da Somália continua o seu curso.
Sunitas e xiitas têm guerreado uns contra os outros desde o martírio de Hussein ibn Ali, no ano de 680; na Índia, hindus assassinam muçulmanos e vice-versa; o antissemitismo é predominante em muitos lugares; e não há muito tempo católicos e protestantes estavam se matando mutuamente na Irlanda do Norte poucos séculos após a dizimação da Europa pelas guerras religiosas.
O Holocausto não é uma história ancestral. * Tradução de João Gabriel L.
C.
Teixeira; revisão de Ana Cristina M.
Collares. ** professor de Estudos da Performance na Tisch School of the Arts – New York University, editor da The Drama Review e diretor da East Coast Artists.
richard. schechner@...





Related documents