Quando o -beneficiário- se personaliza: resignificação de programas de promoção social em comunidades andinas Report as inadecuate




Quando o -beneficiário- se personaliza: resignificação de programas de promoção social em comunidades andinas - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Sociedade e Estado 2014, 29 2

Author: Carlos Cowan Ros

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=339932122014


Teaser



Sociedade e Estado ISSN: 0102-6992 revistasol@unb.br Universidade de Brasília Brasil Cowan Ros, Carlos Quando o “beneficiário” se personaliza: (re)significação de programas de promoção social em comunidades andinas Sociedade e Estado, vol.
29, núm.
2, mayo-agosto, 2014, pp.
607-633 Universidade de Brasília Brasília, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=339932122014 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Quando o “beneficiário” se personaliza: (re)significação de programas de promoção social em comunidades andinas* Carlos Cowan Ros** Resumo: Nas últimas décadas, a difusão de programas de promoção social no âmbito rural argentino tem configurado uma nova institucionalidade do Estado e fontes de ingressos para populações que não tinham acesso a esse tipo de políticas públicas.
No artigo, analisa-se como, a partir da irrupção dos programas sociais numa comarca andina do norte da Argentina, são reconfigurados os modos de vida dos habitantes vis-à-vis à produção de novas práticas estatais.
Com uma abordagem etnográfica, observa-se que do encontro das lógicas de regulação que predominam no âmbito estatal e no comunitário derivam diferentes representações e modalidades de articulação com as instituições públicas e, por meio disso, ressignificam-se os programas sociais.
Entre as conclusões é de se destacar que o universo de valores e significados que regem no âmbito comunitário e a personalização das categorias com as que se formulam os programas sociais operam como mecanismos básicos nos processos de ressignificação destes últimos. Palavras chaves: camponeses; políticas públicas; comunidade; Estado; práticas políticas. Estado, políti...





Related documents