Efeitos da educação formal, categorias ocupacionais e posição social Report as inadecuate




Efeitos da educação formal, categorias ocupacionais e posição social - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Sociedade e Estado 2014, 29 2

Author: Odaci Luiz Coradin

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=339932122010


Teaser



Sociedade e Estado ISSN: 0102-6992 revistasol@unb.br Universidade de Brasília Brasil Coradin, Odaci Luiz Efeitos da educação formal, categorias ocupacionais e posição social Sociedade e Estado, vol.
29, núm.
2, mayo-agosto, 2014, pp.
511-538 Universidade de Brasília Brasília, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=339932122010 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Efeitos da educação formal, categorias ocupacionais e posição social Odaci Luiz Coradini* Resumo: Este artigo apresenta resultados de um estudo sobre as relações entre o montante de rendimentos, a quantidade de escolarização e outros indicadores de posição social no Brasil.
Em geral, as relações não lineares entre a quantidade de anos de estudo e o montante de rendimentos são atribuídos ao efeito do diploma, mas este estudo sustenta a hipótese de que, embora o efeito do diploma esteja quase sempre presente em algum grau, tem um peso mínimo nas diferenças de rendimentos.
O aumento da rendimentos é negativo para diversas categorias do número de anos de estudo e o efeito positivo só é significativo nas faixas mais altas, sobretudo para aquelas com o maior número de anos.
Conjuntamente com a quantidade de anos de estudo ou o grau de titulação escolar, são apresentados resultados da análise de outros indicadores de posição social, particularmente aqueles ligados à ocupação e suas relações com o montante de rendimentos. Recebido: 27.07.12 Aprovado: 11.05.13 * Doutor em antropologia social e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
coradini@ ufrg.br . Palavras-chave: retornos dos investimentos em educação; efeitos individuais da educação; categorias ocupacionais e posiç...





Related documents