Ensino de artes visuais na ufsm: de sua gênese à atualidade Report as inadecuate




Ensino de artes visuais na ufsm: de sua gênese à atualidade - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Vinícius Luge Oliveira ;Revista Digital do LAV 2008, 1 1

Author: Ayrton Dutra Correa

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=337027033018


Teaser



Revista Digital do LAV E-ISSN: 1983-7348 revistadigitaldolav@ufsm.br Universidade Federal de Santa Maria Brasil Dutra Correa, Ayrton; Luge Oliveira, Vinícius Ensino de Artes Visuais na UFSM: de sua gênese à atualidade Revista Digital do LAV, vol.
1, núm.
1, septiembre, 2008 Universidade Federal de Santa Maria Santa Maria, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=337027033018 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Ensino de Artes Visuais na UFSM: de sua gênese à atualidade Ayrton Dutra Correa 1 Vinícius Luge Oliveira2 Resumo O presente artigo é resultado de uma pesquisa que investigou como transcorreu o processo de formação de professores para o ensino de Artes Visuais na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em termos de memória curricular, desde sua gênese até o momento histórico atual.
Como se trata de análise documental no sentido de verificar todo um processo histórico de construção curricular para a formação de docentes, essa pesquisa pretendeu entrar nos meandros curriculares que foram evidência, nos diferentes Projetos Políticos Pedagógicos que se estabeleceram em quarenta anos.
Após estudo realizado em documentos existentes no Centro de Artes e Letras, Reitoria e históricos escolares de egressos foi possível construir a memória curricular dos cursos de licenciatura em Arte Visuais oferecidos pela UFSM.
Em alguns momentos coexistem mais de um Projeto Político Pedagógico, devido ao fato de com a criação de um novo curso não estar necessariamente condicionada à extinção imediata do existente anteriormente.
Justifica-se a importância do estudo da memória curricular dos cursos de licenciatura em Artes Visuais, na construção de programas que envolvam...





Related documents