A cultura visual como espaço de encontro entre construtor e pesquisador bricoleur Report as inadecuate




A cultura visual como espaço de encontro entre construtor e pesquisador bricoleur - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Raimundo Martins ;Revista Digital do LAV 2009, 2 3

Author: Laila Loddi

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=337027035009


Teaser



Revista Digital do LAV E-ISSN: 1983-7348 revistadigitaldolav@ufsm.br Universidade Federal de Santa Maria Brasil Loddi, Laila; Martins, Raimundo A cultura visual como espaço de encontro entre construtor e pesquisador bricoleur Revista Digital do LAV, vol.
2, núm.
3, septiembre, 2009 Universidade Federal de Santa Maria Santa Maria, Brasil Disponible en: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=337027035009 Cómo citar el artículo Número completo Más información del artículo Página de la revista en redalyc.org Sistema de Información Científica Red de Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal Proyecto académico sin fines de lucro, desarrollado bajo la iniciativa de acceso abierto A cultura visual como espaço de encontro entre construtor e pesquisador bricoleur1 Laila Loddi2 Raimundo Martins3 Resumo: A palavra bricolagem é originada do termo francês bricolage, que caracteriza especialmente o ato de operar com materiais fragmentários, adotando procedimentos que se desviam e se afastam da norma técnica.
Neste sentido, o construtor bricoleur é aquele que trabalha com as próprias mãos, executando um trabalho sem projeto preconcebido, lidando diretamente com o acaso e o improviso, coletando e resignificando objetos.
A palavra bricolagem também vem sendo aplicada a métodos de pesquisa, surgindo como forma de construir uma ciência crítica da complexidade.
No contexto deste artigo, bricolagem se refere à noção de interdisciplinaridade, operando a partir de uma visão acerca das formas dominantes de poder.
O pesquisador bricoleur é aquele que redefine o objeto de investigação, adotando uma ontologia relacional.
O texto desenvolve uma perspectiva de pesquisa bricolagem, tem como foco um estudo dos modos de fazer do construtor bricoleur e como espaço de discussão o campo transdisciplinar da cultura visual. Palavras-chave: bricolagem; bricoleur; pesquisa; cultura visual. Abstract: The word bricolage originates from the ...





Related documents