Características personológicas e fatores ambientais relacionados à criatividade do aluno do ensino fundamental Report as inadecuate




Características personológicas e fatores ambientais relacionados à criatividade do aluno do ensino fundamental - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Eunice M. L. Soriano de Alencar ;Avaliação Psicológica 2008, 7 1

Author: Denise de Souza Fleith

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=335027183006


Teaser



Avaliação Psicológica ISSN: 1677-0471 revista@ibapnet.org.br Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica Brasil de Souza Fleith, Denise; Soriano de Alencar, Eunice M.
L. CARACTERÍSTICAS PERSONOLÓGICAS E FATORES AMBIENTAIS RELACIONADOS À CRIATIVIDADE DO ALUNO DO ENSINO FUNDAMENTAL Avaliação Psicológica, vol.
7, núm.
1, abril, 2008, pp.
35-44 Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica Ribeirão Preto, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=335027183006 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Avaliação Psicológica, 2008, 7(1), pp.
35-44 35 CARACTERÍSTICAS PERSONOLÓGICAS E FATORES AMBIENTAIS RELACIONADOS À CRIATIVIDADE DO ALUNO DO ENSINO FUNDAMENTAL Denise de Souza Fleith1 - Universidade de Brasília Eunice M.
L.
Soriano de Alencar - Universidade Católica de Brasília RESUMO O objetivo deste estudo foi examinar a relação entre características individuais, características do ambiente escolar e criatividade de 239 alunos da 4a.
série do ensino fundamental.
A Bateria Torrance de Pensamento Criativo, a escala “Perfil de Autopercepção para Crianças”, a “Escala sobre Clima para a Criatividade em Sala de Aula” e um questionário foram utilizados.
Os resultados indicaram correlações positivas significativas entre criatividade, autoconceito e clima de sala de aula para criatividade.
Os resultados revelam ainda diferenças significativas entre alunos de escolas públicas e particulares em relação à criatividade, bem como entre alunos que estudam uma 2a.
língua e os que não estudam.
A análise do projeto político-pedagógico das escolas participantes do estudo sugere que o desenvolvimento das habilidades criativas não constitui, de forma explícita, um dos pi...





Related documents