Orientação voluntária e automática da atenção e indicadores de desatenção e hiperatividade em adultos Report as inadecuate




Orientação voluntária e automática da atenção e indicadores de desatenção e hiperatividade em adultos - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Luiz Renato Rodrigues Carreiro ;Avaliação Psicológica 2009, 8 3

Author: Ricardo Rafael de Araujo

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=335027282005


Teaser



Avaliação Psicológica ISSN: 1677-0471 revista@ibapnet.org.br Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica Brasil de Araujo, Ricardo Rafael; Rodrigues Carreiro, Luiz Renato ORIENTAÇÃO VOLUNTÁRIA E AUTOMÁTICA DA ATENÇÃO E INDICADORES DE DESATENÇÃO E HIPERATIVIDADE EM ADULTOS Avaliação Psicológica, vol.
8, núm.
3, diciembre-, 2009, pp.
325-336 Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica Ribeirão Preto, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=335027282005 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Avaliação Psicológica, 2009, 8(3), pp.
325-336 325 ORIENTAÇÃO VOLUNTÁRIA E AUTOMÁTICA DA ATENÇÃO E INDICADORES DE DESATENÇÃO E HIPERATIVIDADE EM ADULTOS Ricardo Rafael de Araujo1 - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, Brasil Luiz Renato Rodrigues Carreiro - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, Brasil RESUMO A atenção visual é compreendida como um processamento neural necessário para selecionar informações relevantes.
Na orientação automática, um estímulo inesperado atrai a atenção independentemente da vontade, já na voluntária é o sujeito que a direciona ao estímulo de interesse.
Este trabalho teve como objetivo caracterizar os sinais desatenção e hiperatividade e correlacioná-los com o processo de orientação espacial da atenção por meio de tarefas de orientação voluntária e automática.
Participaram deste estudo 43 adultos com indicativos de desatenção e hiperatividade, divididos em 3 grupos, segundo o Adult self-report scale (ASRS), em tarefas de tempo de reação (TR) com orientação voluntária e automática.
Os resultados mostram que o grupo com mais indicativos apresentou TR significativamente maiores em ambos os te...





Related documents