Comportamento textual e discriminação de identidades articulatórias: desempenho diferenciado em aprendentes de português língua segunda Report as inadecuate




Comportamento textual e discriminação de identidades articulatórias: desempenho diferenciado em aprendentes de português língua segunda - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Carlos Fernandes da Silva ;Avaliação Psicológica 2009, 8 3

Author: Sandra Figueiredo

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=335027282002


Teaser



Avaliação Psicológica ISSN: 1677-0471 revista@ibapnet.org.br Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica Brasil Figueiredo, Sandra; Fernandes da Silva, Carlos COMPORTAMENTO TEXTUAL E DISCRIMINAÇÃO DE IDENTIDADES ARTICULATÓRIAS: DESEMPENHO DIFERENCIADO EM APRENDENTES DE PORTUGUÊS LÍNGUA SEGUNDA Avaliação Psicológica, vol.
8, núm.
3, diciembre-, 2009, pp.
289-301 Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica Ribeirão Preto, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=335027282002 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Avaliação Psicológica, 2009, 8(3), pp.
289-301 289 COMPORTAMENTO TEXTUAL E DISCRIMINAÇÃO DE IDENTIDADES ARTICULATÓRIAS: DESEMPENHO DIFERENCIADO EM 1 APRENDENTES DE PORTUGUÊS LÍNGUA SEGUNDA Sandra Figueiredo2 - Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal Carlos Fernandes da Silva - Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal RESUMO De acordo com a teoria do período crítico para a aquisição de linguagem, o sujeito criança (aprendente de Língua Segunda) apresenta um repertório de produção fonética próximo do padrão nativo o que viabilizará uma positiva percepção dos fones estrangeiros e melhor inteligibilidade de discurso em relação aos participantes mais velhos.
Método: Foi desenvolvida uma bateria de testes em formato electrónico com objectivo de avaliar os comportamentos fonéticos de 61 aprendentes (amostra dos casos) de Português como Língua Segunda (L2).
Por um lado, analisou-se a presença de sotaque ou produção de acordo com padrão fonético nativo; por outro lado, observou-se a relação desse comportamento fonético (com ou sem acento) com a identificação de fonemas em Português de acordo com o ponto de articulação, argumentando s...





Related documents