Trilhas interpretativas e vivências na natureza: aspectos relacionados à percepção e interpretação da paisagem Report as inadecuate




Trilhas interpretativas e vivências na natureza: aspectos relacionados à percepção e interpretação da paisagem - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Caderno de Geografia 2010, 20 34

Author: Solange T. de Lima-Guimarães

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=333227270007


Teaser



Caderno de Geografia ISSN: 0103-8427 cadernodegeografia@pucminas.br Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Brasil de Lima-Guimarães, Solange T. Trilhas Interpretativas e Vivências na Natureza: aspectos relacionados à percepção e interpretação da paisagem Caderno de Geografia, vol.
20, núm.
34, julio-diciembre, 2010, pp.
8-19 Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Belo Horizonte, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=333227270007 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ISSN 0103-8427 Caderno de Geografia, v.20, n.33, 2010 Trilhas Interpretativas e Vivências na Natureza: aspectos relacionados à percepção e interpretação da paisagem1 Profa.
Dra.
Solange T.
de Lima-Guimarães2 RESUMO Este estudo de percepção e interpretação de paisagens é uma contribuição na área da Geografia para as pesquisas teóricas e aplicadas sobre educação ecológica, tendo a paisagem como ambiente de aprendizagem direcionada e incidental, através de experiências ambientais imediatas, tais como trilhas interpretativas e vivências na Natureza.
Visa ainda contribuir para processos de sensibilização e conscientização ambiental a partir da visão ecológica, induzindo a mudanças atitudinais no sentido do desenvolvimento de condutas pró-ambientais mais conscienciosas, bem como subsidiar programas e projetos vinculados às políticas públicas direcionadas à conservação e valoração da paisagem. Palavras-chave: Paisagem.
Interpretação Ambiental.
Percepção Ambiental.
Trilha Interpretativa. Experiência Ambiental.
Condutas pró-ambientais. ABSTRACT This study of landscapes interpretation and valuation is a contribution to the area of Geography for theoretical and appli...





Related documents