O sabor do pinhão e as paisagens de uma região contestada e silenciada Report as inadecuate




O sabor do pinhão e as paisagens de uma região contestada e silenciada - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Heitor Matos da Silveira ;Caderno de Geografia 2016, 26 45

Author: Nilson Cesar Fraga

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=333243260015


Teaser



Caderno de Geografia ISSN: 0103-8427 cadernodegeografia@pucminas.br Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Brasil Fraga, Nilson Cesar; Matos da Silveira, Heitor O sabor do pinhão e as paisagens de uma região contestada e silenciada Caderno de Geografia, vol.
26, núm.
45, 2016, pp.
237-254 Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Belo Horizonte, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=333243260015 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ISSN 2318-2962 Caderno de Geografia, v.26, n.45, 2016 O sabor do pinhão e as paisagens de uma região contestada e silenciada The savor of pinhão and the landscapes of a contested and silenced region Nilson Cesar Fraga Bolsista PQ-CNPq.
Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento. Professor Adjunto da Universidade Estadual de Londrina nilsoncesarfraga@hotmail.com Heitor Matos da Silveira Bolsista IC-CNPq.
Graduado em Geografia.
Universidade Estadual Londrina silveira.heitorm@gmail.com Artigo recebido para revisão em 08-07-2015 e aceito para publicação em 23-09-2015 Resumo Na relação entre sabor e saber, buscamos no presente artigo discutir o sabor do pinhão e as paisagens criadas pelas sapecadas do pinhão numa região que historicamente e politicamente foi e é silenciada. A paisagem será tomada tanto como é uma marca, pois expressa uma civilização, mas é também uma matriz, porque participa dos esquemas de percepção, de concepção e de ação.
Essa paisagem do Contestado, construída pelos saberes e sabores, marcada profundamente pelos caboclos e que participa dos esquemas de percepção e ação deles em sua existência e sobrevivência, tornando-se uma matriz, é o cerne da discussão em tela. Palavras–chave: Geografia d...





Related documents