Comunicação em enfermagem: uma revisão bibliográfica Report as inadecuate




Comunicação em enfermagem: uma revisão bibliográfica - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Aline Mara Souza Albuquerque ; Anna Paula Sousa da Silva ; Mariza Silva de Oliveira ; Ana Fátima Carvalho Fernandes ;Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste 2009, 10 3

Author: Carla Monique Lopes Mourão

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=324027967017


Teaser



Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste ISSN: 1517-3852 rene@ufc.br Universidade Federal do Ceará Brasil Lopes Mourão, Carla Monique; Souza Albuquerque, Aline Mara; Sousa da Silva, Anna Paula; Silva de Oliveira, Mariza; Carvalho Fernandes, Ana Fátima COMUNICAÇÃO EM ENFERMAGEM: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste, vol.
10, núm.
3, julio-septiembre, 2009, pp.
139-145 Universidade Federal do Ceará Fortaleza, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=324027967017 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Artigos de Revisão COMUNICAÇÃO EM ENFERMAGEM: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA COMMUNICATION IN NURSING: A LITERATURE REVIEW COMUNICACIÓN EN ENFERMERÍA: UNA REVISIÓN BIBLIOGRÁFICA Carla Monique Lopes Mourão1 Aline Mara Souza Albuquerque2 Anna Paula Sousa da Silva3 Mariza Silva de Oliveira4 Ana Fátima Carvalho Fernandes5 Pesquisa descritiva, com objetivo de averiguar o conhecimento produzido sobre comunicação na enfermagem no período de 1996 a 2006, na base de dados da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS).
Dentre os 98 trabalhos coletados, comprovou-se que 1997 foi o ano com maior número de publicação sobre a temática em questão, com 16 estudos, sendo a Revista Latino-Americana a fonte que mais ofereceu resultados, com 27 trabalhos, seguida de dissertações, com 17 trabalhos.
Em relação à abordagem do tema, verificou-se 31 trabalhos com “comunicação enfermeiro-paciente” e 16 trabalhos com “comunicação em enfermagem na sala de aula”.
Conclui-se que a produção de maior conhecimento sobre comunicação pode contribuir para as ações de enfermagem. DESCRITORES: Comunicação; Enfermagem; Comunicação em...





Related documents