Tecnologia e enfermagem Report as inadecuate




Tecnologia e enfermagem - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste 2009, 10 3

Author: Maria Vera Lúcia Moreira Leitão Cardoso

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=324027967001


Teaser



Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste ISSN: 1517-3852 rene@ufc.br Universidade Federal do Ceará Brasil Leitão Cardoso, Maria Vera Lúcia Moreira Tecnologia e Enfermagem Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste, vol.
10, núm.
3, julio-septiembre, 2009 Universidade Federal do Ceará Fortaleza, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=324027967001 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Editorial Tecnologia e Enfermagem N a era atual não se pode desvincular dos temas emergentes, que envolvem a ciência, a comunicação, a saúde e a tecnologia, a influência da mídia, os avanços tecnológicos, e o uso do computador em todas as esferas da vida. Os conceitos criados para tecnologia abrangem diversos prismas de avaliação, a depender de qual tipo de tecnologia, das abordagens, da utilidade e das influências em determinada área do conhecimento.
O avanço tecnológico abrange as mais diversas áreas, figurando a física quântica, a nanotecnologia, a astronomia, a computação, a medicina, a enfermagem, a psicologia, etc. E ao se refletir sobre a Enfermagem nesse contexto, depara-se com um campo vasto, no qual se vivencia o cuidar de um ser humano em diversas condições do processo saúde doença e, nesse espaço a incorporação tecnológica é evidente e em constante mutação.
Dentre as classificações de tecnologias, pode-se encontrar a leve, leve-dura e dura(1), as tecnologias chamadas assistivas(2), as tecnologias emancipatórias(3). Cada uma com suas formas de interpretação que ora se unem e ora se distanciam.
Mas, se faz pertinente refletir onde e como a Enfermagem pode atuar de forma objetiva, produtiva e autônoma frente aos desafios que envolvem o uso dessa tecnologia. Como o s...





Related documents