Desafio permanente para um ambiente saudável Report as inadecuate




Desafio permanente para um ambiente saudável - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste 2016, 17 1

Author: Marli Teresinha Gimeniz Galvão

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=324044160001


Teaser



Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste ISSN: 1517-3852 rene@ufc.br Universidade Federal do Ceará Brasil Gimeniz Galvão, Marli Teresinha Desafio permanente para um ambiente saudável Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste, vol.
17, núm.
1, enero-febrero, 2016, pp.
1 -2 Universidade Federal do Ceará Fortaleza, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=324044160001 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto DOI:10.15253-2175-6783.2016000100001 www.revistarene.ufc.br Editorial Desafio permanente para um ambiente saudável Marli Teresinha Gimeniz Galvão1 Há mais de um século, Florence Nightingale, precursora da enfermagem moderna, promulgou a importância do ambiente adequado à prevenção de enfermidades, ao tratamento de doentes e sua recuperação. Destacou entre outros a relevância do ar puro e da higiene do ambiente.
Em relação à prevenção de doenças, considerava necessário o cuidado das residências em relação ao ar, à água, rede de esgoto, limpeza e iluminação. Nos tempos atuais, os conceitos se expandiram, as mazelas decorrentes da falta de água e de saneamento demonstram urgência do cuidado com o ambiente de modo amplo, além de prevenção nos espaços das residências e do peridomicílio. Os impactos do ambiente na saúde mais conhecidos e que também comprometem a saúde humana relacionam-se à falta da água, ausência de saneamento básico, substâncias químicas, ruídos, além de alterações climáticas, perda de biodiversidade, degradação dos solos.
Entretanto, há escassez de conhecimentos dos efeitos na saúde, dos campos eletromagnéticos, dos produtos farmacêuticos e de algumas doenças infecciosas, cuja transmissão e disseminação podem ser influenc...





Related documents