Locke e makarenko: concepções diferenciadas de disciplina ante a -vontade geral- de rousseau Report as inadecuate




Locke e makarenko: concepções diferenciadas de disciplina ante a -vontade geral- de rousseau - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Neiva Afonso Oliveira ; Avelino da Rosa Oliveira ;Revista História da Educação 2008, 12 24

Author: Gomercindo Ghiggi

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=321627130007


Teaser



Revista História da Educação ISSN: 1414-3518 rhe.asphe@gmail.com Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação Brasil Ghiggi, Gomercindo; Oliveira, Neiva Afonso; da Rosa Oliveira, Avelino LOCKE E MAKARENKO: CONCEPÇÕES DIFERENCIADAS DE DISCIPLINA ANTE A -VONTADE GERAL- DE ROUSSEAU Revista História da Educação, vol.
12, núm.
24, enero-abril, 2008, pp.
155-177 Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação Rio Grande do Sul, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=321627130007 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto LOCKE E MAKARENKO: CONCEPÇÕES DIFERENCIADAS DE DISCIPLINA ANTE A -VONTADE GERAL- DE ROUSSEAU Gomercindo Ghiggi Neiva Afonso Oliveira Avelino da Rosa Oliveira Resumo O texto busca aproximar Locke e Makarenko a partir da discussão que os autores disponibilizam sobre disciplina, sob o crivo do conceito de -vontade geral- de Rousseau.
Primeiramente retomam-se os dois autores em suas particulares concepções de educação e em suas reflexões sobre disciplina, buscando demonstrar que em suas obras há estreita relação entre educação, política e disciplina e que tal relação institui, à educação, a tarefa da formação do homem novo.
A seguir, a ponderação volta-se para a reflexão acerca dos nexos existentes entre os dois autores, em particular em torno de suas intenções políticas quando discutem educação e disciplina.
Por fim, chama-se Rousseau, com seu conceito de -vontade geral-, a fim de garantir um fundamento para a disciplina enquanto promotora da liberdade. Palavras-chave: fundamentos da educação; Locke e Makarenko; disciplina e vontade geral. LOCKE AND MAKARENKO: DIFFERENT CONCEPTIONS OF DISCIPLINE A...





Related documents